SOBRE MI
Não sendo um expert, tenho a pretensão, que espero que me seja desculpada, de ter algum conhecimento dos negócios bursáteis.
A minha experiência nesta área começou há 35 anos. Recordo ainda quando, nos meus quase imberbes 18 anos, nervoso e muito inseguro, munido das minhas poupanças (pouco mais do que uns parcos trocos), de barriga encostada ao balcão da já extinta corretora Abílio de Sousa, iniciei a minha atividade de pequeno investidor. Conheci, na baixa, as suas duas primeiras ‘lojas’. A primeira mais exposta e a segunda, a que se acedia por elevador, mais reservada e sofisticada.
Comprada pelo banco de Horácio Roque, esta corretora desapareceu dos meus investimentos. Habituado ao tratamento personalizado que me tinha sido dispensado até aí, desgostei da arrogante impessoalidade vivida no alto de uma das torres do Tomás Taveira. Os tempos mudavam na corretagem em Portugal e na bolsa portuguesa. Infelizmente, não foram o rigor e a transparência que chegaram à nossa praça. Cavalgando uma pretensa modernidade bacoca, o que se instalou foi a desregulamentação, a corrupção e uma imensa pepineira. Um índice chamado PSI20 e que há anos não consegue 20 títulos capazes de o preencherem, é o espelho acabado da situação que relato.
Negoceio agora via plataformas de dois dos bancos da praça e, a espaços, através da Degiro.
Devo ainda dizer que sou um investidor que privilegia a tomada de posições em empresas numa perspectiva de médio e/ou de longo prazo (escassos meses a anos). ‘Position trade’, como há quem chame a esta postura… Privilegio os investimentos em títulos do Nasdaq e do CAC.
Numa perspetiva a que alguns chamarão ‘old fashion’ e outros, mais ácidos, epitetarão de ‘bota de elástico’, os meus investimentos, para além das ações, dirigem-se ainda para o imobiliário, para as obrigações e para alguns fundos. A alavancagem não faz parte dos meus hábitos de investimento. Dito de outra forma, prefiro perder grandes ganhos a ganhar grandes perdas.
Nombre: Raposo
Apellidos: Tavares
Intereses: Bolsa, Mercados, Economia, Política